O desfile da Fernanda Yamamoto no SPFW

SPFW Outono/Inverno 2016 – Fernanda Yamamamoto

Hoje estava vendo os desfiles de Outono/Inverno que já aconteceram na São Paulo Fashion Week e fiquei impressionada com o trabalho da estilista Fernanda Yamamoto.

Claro que eu não podia deixar de compartilhar com vocês! Olha só alguns looks do desfile:

fernanda-yamamoto-spfw-inverno-2016 fernanda-yamamoto-spfw-inverno-2016-2

fernanda-yamamoto-spfw-2016

fernanda-yamamoto-spfw-2016-3

Olha só o que a CAMILA YAHN do site FFW publicou sobre o desfile: “A estilista Fernanda Yamamoto passou um ano indo a Cariri, na Paraíba, visitando pequenas comunidades de mulheres rendeiras. Elas aprendem a costurar com 7 anos e, 40 anos mais tarde, ainda repetem o que suas avós já faziam de renda renascença. Isso não é pouca coisa, mas Fernanda queria chegar com uma proposta nova, sem desrespeitar a tradição. “Queria trazer uma leveza para essa renda, que é mais dura. Como conseguir leveza e um ar mais contemporâneo? Como inserir desenhos de pontos novos?” Em um processo que levou sete viagens, ela conseguiu alcançar um método de trabalho que, em um certo momento, as mulheres estavam criando novos pontos sozinhas. Elas diziam: “mas já existem 300 pontos, como a gente vai criar um novo?”.

Toda a coleção foi feita à mão. As costureiras levaram dois meses para entregar os pedaços de rendas em pontos diferentes. E no ateliê eles levaram mais um mês para emendar e tingir, transformando em um look de fato. A feltragem, que é um processo de inserir a lã nas tramas, tanto em seda quanto em renda. E ela ainda foi lixada para dar essa textura levemente desfiada. O trabalho lindo de tingimento das rendas e o tye diye também foram feitos em sua própria oficina. 100% homemade com materiais e produção 100% nacionais. Por serem tão especiais no modo de fazer, as peças serão super exclusivas.

Delicado é uma das palavras para qualificar o desfile de Fernanda Yamamoto. Não é apenas um adjetivo da roupa que vemos, mas de todo o processo. Esse desfile fala de inclusão, de respeito, de descobertas, de amor, paciência, tolerância, suavidade e momentos de silêncio. Seu processo totalmente artesanal, com tingimento feito em seu próprio ateliê, faz com que sua equipe seja cada vez mais unida e capacitada. Quando sabemos disso e depois vemos o resultado na passarela, delicadeza é a primeira palavra que vem à cabeça. Delicadeza no gesto, no olhar, no processo, na maneira de pensar, de intervir, de criar.”

spfw-fermanda-yamamoto

Eu estou simplesmente apaixonada por esse trabalho! E vocês o que acham?

Para ver todos os looks do desfile clique aqui. 

Beijinhos!

Facebook Comments